Pesquisa:

16 de jun. de 2013

"[...] Que país é esse? [...]"



É lindo ver vídeos e textos(microtextos, diga-se de passagem) nas redes sociais(propagados pela população!) que mostram um país revirado por protestos de massa. Isso é um sonho realizado, um sonho buscado desde muito tempo atrás. Porém, antes de mais nada, é preciso definir os motivos dessas manifestações, até então pacíficas, e definir até onde ela quer chegar. Eu vejo uma juventude buscando uma mudança válida, necessária e esperada há anos. Mas até onde essas mudanças serão válidas no vigente sistema que toca nossa sociedade? É importante definir para onde estamos caminhando, porque sabe-se que no atual sistema nenhuma conquista social é definitiva, a medida que temos um histórico de direitos violados por esse nomeado Capitalismo, por leis presentes nesse próprio sistema de opressão ao proletariado.

Na minha humilde, e talvez falha, opinião, para que nossas conquistas futuras nessa onda de manifestações não sejam perdidas, para termos-as garantidas, seria necessária uma revolução sistemática da sociedade brasileira. Sim, eu falo em trocar o modo de produção, do Capitalismo para algo menos desigual, concorrido, desumano e frio. Falo eu de uma sociedade Socialista, onde todos seríamos geridos por um estado mais justo, acabariam todas as explorações trabalhistas, não demandaríamos pagar mais nada que se trata-se de necessidade de vida como saúde, educação, transporte público e afins(pois nada seria privatizado mais, como é privatizado todos os dias no governo Dilma), todas as pessoas seriam tratadas como iguais, inclusive financeiramente, em solo nacional.

Utopia? Talvez. Mas diante do que vejo hoje, nada mais me parece impossível. De leves protestos pacíficos o proletariado, 98% do Brasil, pode fazer sua ditadura, contra quase ninguém. Antes de tudo só é necessário um norte, uma direção a ser seguida, e o palácio do planalto pode ser definitivamente dos brasileiros(de verdade!), aqueles que só tem garantido seu direito de trabalhar para se dignificarem, e não de multinacionais, grandes empresas estrangeiras e lindos gringos que virão pra copa dar mais dinheiro a quem já o tem! Avante, Brasil! Todos nós merecemos mais que o pouco que nos é dado! Abaixo a privatização do que nos é de direito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário